Destaques

[RESENHA] Beleza Estranha - Tércio Ribas

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Foto: Reprodução | Tércio Ribas Torres.


FICHA TÉCNICA

TÍTULO: Beleza Estranha
AUTOR: Tércio Ribas Torres 
PÁGINAS: 112
EDITORA: Chiado
SKOOB: Clique aqui
ONDE COMPRAR: Amazon
SINOPSE: Beleza estranha é a história de Roberto. A história de Roberto é a história de uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe. E, na luta pela superação, ele revela sua grande generosidade quando o pai vem bater à sua porta. E, no final surpreendente, ele se dá conta de que “a vida é mesmo estranha, mas é bela”.


RESENHA

Beleza Estranha é o primeiro romance escrito pelo jornalista Tércio Ribas Torres e é inspirado em fatos reais. O livro conta a história de Roberto e sua família, sendo aquele  o único personagem que possui nome na trama. 

A narrativa passa desde a infância de Roberto, até sua vida adulta. O narrador relata que o personagem principal e sua família sofrem com os abusos exercidos pelo pai violento e autoritário, fazendo com que esse núcleo familiar tenha um relacionamento conturbado.


Roberto morava com o pai, a mãe e seus três irmãos. O pai, sempre rude, impunha regras rígidas e punia severamente quem as desobedecem, muitas vezes humilhando as pessoas ao seu redor. O pai de Roberto não acredita em Deus, não tem fé na vida e seu prazer consiste em dominar seus familiares, como se fossem servos de seu vasto império.

Dentre todos os membros da família, Roberto sente que ele é o que é mais tratado com indiferença e começa a se indagar porque isso acontece. Chega até a cogitar se é filho mesmo daquele homem. Roberto também não entende porque a mãe suporta toda aquela humilhação.

Com o passar do tempo, cada um toma o seu rumo: seus irmãos casam e saem de casa, Roberto passa em um concurso público e sua mãe reúne forças para se separar do marido. Porém, uma doença reaproxima pai e filho. E é a partir daí que toda a trama se desenvolve.

A obra possui uma temática muito forte e logo no primeiro capítulo me senti totalmente emocionada e comovida pelo Roberto. A leitura flui facilmente e o autor consegue  capturar sua atenção, fazendo com que o leitor se envolva cada vez mais com a história. 

Recomendo a leitura a todos! Independentemente do seu gênero favorito, Beleza Estranha vai mexer com seus sentimentos e fazê-lo refletir sobre muitas coisas.



AVALIAÇÃO

p.s.: Autor parceiro do blog.

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Amiga não conhecia esse livro mas achei bem interessante. Adorei sua resenha! Adoro livros de ué mexem com nossos sentimentos ��.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantada com a obra e sua perspectiva, eu adoro obras que mexem com nossos sentimentos, nos causam reflexões entre outras coisas, já anotei a dica por aqui e adoro a resenha, a opinião sobre a leitura e seu blog! Tudo muito lindo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Apesar de não ter lido nada sobre esse livro antes de ler sua resenha, achei muito interessante a temática dele. Pais abusivos na literatura são muito interessantes e geram imas reflexões.
    Dica anotada.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  4. Não sei se essa seria uma leitura para todos, penso que leitura (pelo menos a que é feita por lazer) precisa fazer o leitor relaxar e se sentir bem. No meu caso eu não leria esse livro por lazer por ter tido problemas familiares de discórdia entre alguns familiares, então seria muito sacrificante para mim. Mas isso é uma questão particular minha, evitar esse tipo de leitura, mas pelo que observei nas suas impressões o enredo parece ser interessante já que os personagens conseguem sair do caos que viviam e o pai que sempre causou discórdia na família tem a oportunidade de se redimir, torcendo para que ele consiga. Enfim parabéns pela leitura e valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Vou ser sincera pela capa não daria nada pelo livro, mas lendo sua resenha percebi o quanto equivocada estou. Amo livro que nos trás ensinamentos e reflexões sobre família e amigos, sua resenha me deixou curiosa para saber mais da obra, obrigado pela dica, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!

    Não conhecia esse livro e achei ele super interessante, seja pela temática ou pelo fato curioso de os personagens terem nome!

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana.

    Gostei de conhecer este livro através da sua opinião e saber que possui uma temática forte. Vou adicionar na lista de desejados pois achei bem interessante. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana,
    Meu pai é alcoólatra, e como todo bom bebado tinha seus momentos de agressividade, não sei se conseguiria ler, mas com certeza é uma trama pesada

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a capa do livro e a proposta dele me deixou curiosa. Eu ainda não o conhecia e ver seus comentários me deixou com vontade de ler

    ResponderExcluir

© Entre Sinopses – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in