Destaques

[RESENHA] Persuasão - Jane Austen

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Foto: Reprodução



FICHA TÉCNICA


TÍTULO:Persuasão
AUTORA: Jane Austen
PÁGINAS: 310
EDITORA Martin Claret
SKOOB Clique aqui
ONDE COMPRAR: Amazon
SINOPSE: O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Sir Walter Elliot, um vaidoso e esnobe baronete. No passado, Anne apaixonara-se por Frederick Wentworth, que, embora belo, inteligente e ambicioso, não tinha tradições ou conexões familiares importantes - e assim Anne fora persuadida pela família a romper com ele. Em 1815, momento em que se passam os eventos narrados no livro, a boa, generosa e sensível Anne Elliot continua solteira, mas agora, aos 27 anos, pensa com mais autonomia e maturidade. Agora, também, a situação financeira de Sir Walter Elliot é desfavorável, e ele se vê obrigado a alugar a propriedade da família. Por força do destino, o novo ocupante da residência é cunhado de Wentworth. Quase oito anos após o rompimento, Anne se verá novamente convivendo com seu grande amor, agora um capitão da Marinha, e reflexões, conjunturas e arrependimentos serão inevitáveis. Anne e Frederick se redescobrem apaixonados, e renovam o compromisso de casamento. Com o mesmo texto leve e envolvente - mas irônico e perspicaz - que a caracteriza, Austen faz aqui uma crítica à vaidade típica da sociedade inglesa do início do século XIX, ao mesmo tempo em que enfoca o tema do casamento, quase onipresente em seus escritos.



RESENHA

"Persuasão" foi escrito por Jane Austen e foi, também, o último livro a ser publicado pela autora em 1818. A edição que li foi publicada em 2012 no Brasil pela Editora Martin Claret. O livro possui 310 páginas divididas em 24 capítulos. Além disso, essa edição traz um capítulo extra que acabou sendo excluído pela autora. A edição segue o padrão dos livros dessa coleção: páginas amareladas, detalhes florais e letras de bom tamanho.

Esse post faz parte do Projeto Lendo Jane Austen em parceria com a Maiara do Livros e Sonhos. "Persuasão" é a leitura que dá fim a ele. Para ver todos os livros e filmes que foram resenhados durante o projeto, clique aqui. Gostaria de agradecer a Maiah pelo convite e dizer que esse ano de projeto foi incrível!

Em Persuasão conhecemos Anne Elliot, uma moça de 27 anos, filha de Sir Walter Elliot, um homem vaidoso e esnobe baronete. Algum tempo atrás, Anne se apaixonou por Frederick Wentworth - um rapaz considerado sem tradições e conexões familiares importantes, algo que naquela época era importantíssimo. Então, sua família tenta persuadí-la a romper o namoro.

Quase oito anos se passam e a situação financeira do pai de Anne não é nada boa. Assim, ele se vê obrigado a alugar a propriedade da família. Coincidência ou força do destino, o inquilino da residência é cunhado do rapaz por quem Anne se apaixonou e foi forçada a terminar o namoro.

Então, Anne começa a conviver com seu antigo e grande amor novamente! É claro que essa convivência gera um misto de emoções, reflexões, conjunturas e arrependimentos. Frederick é agora um capitão da Marinha. Anne e ele se redescobrem apaixonados, e renovam o compromisso de casamento.

Sabe quando um livro mexe tanto com você que você não sabe nem explicar o quanto gostou dele? Pois é essa a situação em que me encontro no momento.

Jane Austen ganhou meu coração com esse livro. Se antes haviam dúvidas a respeito disso, agora elas foram resolvidas. Com personagens bem construídos, a autora faz com que o leitor se sinta submerso na história. Poucas páginas se passam e você já está sentindo raiva do esnobe Sir Walter Elliot e se encantando com a meiguice de Anne.

Além disso, as características que permeiam a escrita da autora continuam firmes nesse livro: ironia, crítica e senso de humor. Para mim, Persuasão foi uma leitura bem reflexiva. Fiquei pensando em como não devemos abrir mão de nossa felicidade em prol dos outros; em como o destino brinca com as pessoas, então, não subestime ninguém; e aprendi também a valorizar mais ainda quem escolhemos para estar conosco a vida inteira. São aprendizados que precisam sempre ser reforçados, pois, por força da vida, por vezes acabamos nos esquecendo desses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Preciso dizer que essa obra é um lindo romance! Fiquei torcendo pelo casal do início ao fim e adorei poder acompanhar a maneira que os personagens lidaram com os percalços que apareceram. O que dizer do capítulo que foi excluído?! AINDA BEM QUE FOI EXCLUÍDO! haha Achei o final tão demais que não consigo imaginar outro fim pra a obra.Enfim, espero que todos leiam esse livro, de coração! É uma ótima obra pra quem já é fã da autora e para quem não é. Quem gosta de romance, com certeza vai se encantar tanto quanto eu.



AVALIAÇÃO

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Eu não li nada da autora, acredita? tentei com orgulho e preconceito, mas não consegui seguir a leitura, não estava no clima na época, mas hoje tenho planos de seguir com essa leitura.
    Gostei muito de ler sua resenha e saber que o capitulo excluido não faria falta é bem bacana!
    Gostei da sua resenha!

    Beijinhos,

    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Juliana que história é esse de capítulo excluido? Conta pelo amor de Deus! kakakaka na minha edição não tinha nada disso!

    ResponderExcluir
  3. Eu me sinto uma leitora um tantinho falsa por nunca ter lido nada da Jane Austen, acredito que assim que realizar essa leitura, ficarei encantada, dá pra notar isso pela sua resenha, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Acho linda essa capa, e essa obra é maravilhosa, faz muito tempo que li, mas não esqueço de algumas partes importantes. Outra obra dela que adoro é Emma sou apaixonada por esse livro, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Li apenas um livro da autora que foi "orgulho e preconceito" e gostei, mas não foi a melhor leitura para mim. Vendo essa sua resenha, fiquei realmente curiosa para ler mais e me aventurar mais em sua escrita, ainda mais em saber que aqui ela apresenta humor e traz reflexões.

    ResponderExcluir
  6. Até hoje só li mesmo Orgulho e Preconceito da autora, mas tenho muita vontade de ler os outros, inclusive tenho livros dela sem ler. Adorei a sua resenha e acredito que a história vai me conquistar também!

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana!!

    Até hoje não li nada da Jane Austen e nem sei se irei, não sou muito fã de clássicos e nem de romances de época e os livros da autora se encaixa nos dois gêneros kkkkk, mas, é inegável o apelo que os livros da autora trazem para quem ama os gêneros!! Não atoa ele é tão reconhecida até hoje!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir

© Entre Sinopses – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in